Todo mundo gostaria de ao
chegar em uma loja ouvir do vendedor: Quanto você quer pagar?
E sair dali com o melhor produto, com a máxima qualidade e, neste caso, o menor preço.
Mas todos sabemos que não existe o bom, bonito e barato.
Pelo lado do cliente, ele sempre vai querer estas 3 coisas, principalmente, o preço mais baixo.
Porém, o preço não pode ser o balizador principal das nossas ofertas. Ninguém compra preço ou produto. Compramos a solução para o nosso problema (seja ele qual for). E quando entendemos como o produto ou serviço resolve o nosso problema, passamos a dar valor a ele e decidimos pela compra (que será possível ou não, de acordo com o nosso bolso).
Então, para sermos bons vendedores, temos de ter algumas premissas. Umas delas, é acompanhar e entender todo o histórico do cliente para saber se o seu produto ou serviço poderia atender ele naquele momento. Isso gera a prática de uma postura de advisor (e ofertar o produto certo no momento certo para o cliente).
Certamente, isso leva tempo para conhecer os detalhes dos produtos que vende e o perfil e necessidades do seu cliente. Não se faz isso da noite para o dia.
Para acelerar este processo, muitos vendedores saem alardeando que tem ou querem o menor preço para ofertar o produto ou serviço aos seus clientes. Lembro que a decisão se o preço é bom (ou “barato”) cabe ao cliente (e se o seu bolso comporta aquela compra ou parcela).
Quando o vendedor só usa como arma o preço baixo, ele está cometendo 3 (três) erros básicos:
PRIMEIRO ERRO - Com o seu CLIENTE: pois está aliciando ele em preço baixo e obrigando ele a comparar a sua solução (via preço) com a concorrência. E em breve, se a concorrência ofertar o menor preço, vai levar o seu cliente.
SEGUNDO ERRO - Com a sua CARREIRA: pois não mostra nenhum diferencial e se torna um vendedor mediano e sem diferenciais. Se tornando vendedor de preço baixo, pois só tem isso como elemento para convencer seu cliente a comprar seu produto ou serviço.
TERCEIRO ERRO - Com a sua EMPRESA: pois reduz suas margens ao oferecer o produto por preço mais baixo do que o cliente (talvez) estivesse disposto a pagar.
Por tudo isso, se quer ser um bom vendedor, não seja vendedor de preço baixo.
Bons negócios!
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