#decolar2021 #retomadaindustria #jeitoTARGET
A chegada da vacina contra coronavírus certamente representa uma melhora nas expectativas de retomada da economia no mundo todo. Especialmente no Brasil, onde os desentendimentos políticos com olho nas eleições Presidenciais de 2022 só tendem a agravar ainda mais o cenário, haja vista o caos que vem acontecendo com a população de Manaus.
No entanto, se olharmos para alguns indicadores da economia, podemos imaginar que mesmo que distante, esta retomada já começou a dar seus primeiros passos.
Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em seu Indicador Mensal de Consumo Aparente de Bens Industriais – que mostra a parcela da produção industrial doméstica destinada ao mercado interno acrescida das importações – tivemos um crescimento de 2,3% em nov/20 sobre out/20.
Com esse resultado, no trimestre móvel encerrado em nov/20 avançamos 12,4% na margem. Entre os componentes do consumo aparente, enquanto a produção interna destinada ao mercado nacional (bens nacionais) caiu 0,5% em novembro, as importações de bens industriais aumentaram 20,2%, conforme mostra a tabela abaixo.
.