Por onde quer que olhemos, o setor de supermercados
brasileiro é de encher os olhos. Tanto as vendas quanto a geração de empregos
neste setor tem sido bastante positivas, bem como a abertura de novas lojas.
Segundo dados da Pesquisa de Emprego dos Supermercados apurada mensalmente pela APAS (Associação Paulista de Supermercados), em agosto/20, o varejo alimentar paulista criou 2215 vagas – número 78,7% superior ao mesmo mês em 2019 (1.239). A APAS destaca que a geração líquida de emprego formal até agosto não era tão boa desde 2014. Com o resultado mensal, o saldo atual do setor é de 1.069 novas vagas (já descontando as demissões e vagas fechadas).
Fonte: CAGED / APAS – Considera Mini, Super, Hiper,
Atacado/Atacarejo e Hortifrutis/Sacolão.
Na prática, isso traduz em números o que percebemos no dia a
dia das nossas casas. Com a pandemia do Coronavirus, todas as famílias se
entrincheiraram em suas residências e fizeram seus devidos estoques, o que
impactou positivamente no crescimento das vendas do setor de supermercados.
Outro reflexo do crescimento do setor supermercadista foi
apontado no levantamento da ABCOMM (Associação Brasileira de E-Commerce) e a
Konduto que fizeram um estudo sobre as vendas online no Brasil. Até junho, as
vendas online do setor de supermercados superou os 450% quando comparadas com o
início de março/20.
Dentre as possíveis estratégias, além do crescimento via
e-commerce, a abertura de novas lojas físicas é essencial para atender a
demanda crescente da população.
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens,
Serviços e Turismo (CNC), há a expectativa de serem abertas 18,2 mil lojas no
comércio varejista em 2020. Como o setor de supermercado é o mais
representativo, chegando a quase 50% desse total de estabelecimentos, estimasse
que neste ano, o crescimento destes novos estabelecimentos neste setor supere
2019 em mais de 20%.
Novas Lojas
O Leasing é solução financeira que permite o financiamento
de novas lojas de supermercado e que traz algumas vantagens para a estratégia e
melhoria da margem de lucro das redes de supermercados. Vale destacar que nem
todos os bancos costumam ter disponível esta alternativa para seus clientes PJ.
Como principais vantagens do Leasing, temos:
1) Confere um fôlego extra para os
investimentos em expansão, sem comprometer o capital de giro do dia a dia;
2) Reduz impacto da carga tributária, pois permite dedução
dos juros para empresas do lucro real, melhorando a margem financeira
da empresa;
3) Permite prazos mais longos de financiamento
(até 60 meses), garantindo um prazo maior de maturação do projeto.
A TARGET se especializou neste tipo de linha de
financiamento. Para ter acesso, sua empresa só precisa solicitar uma simulação
para conhecer as condições gerais desta modalidade de financiamento.
Para saber mais e solicitar uma simulação, basta enviar e-mail
para atendimento@targetbsolutions.com.br
.