Ao analisar a trajetória das Projeções para o PIB de 2019 dada pelo relatório FOCUS do BACEN, tendemos a concluir que este ainda não é momento para investir em máquinas e equipamentos para renovar o parque industrial. Ainda mais que, no último dia 12/jul, o Boletim Focus apontou mais uma queda, indo de 0,82% para 0,81% na projeção de crescimento do PIB para este ano.
No entanto, esta visão pessimista talvez não seja unanimidade entre o empresariado brasileiro, segundo pesquisa do ICEI (INDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESARIADO INDUSTRIAL), realizado pela CNI alcançou 57,4 pontos em julho de 2019, meio ponto acima do registrado em junho. É o segundo aumento consecutivo do indicador, após uma sequência de quedas que se desenrolava desde fevereiro deste ano. Vide gráfico abaixo que mostra o HISTÓRICO DO INDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESARIADO INDUSTRIAL (ICEI):
Outros números colaboram com esta visão de que o otimismo pleno está longe de ter voltado, mas poderíamos dizer que pode estar em uma curva de inflexão (com chances de mudança positiva de cenário).
Ao analisarmos os números da importação de máquinas e equipamentos de usinagem e tornos, desde 2016 até 2019 (fonte: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), notamos que no período de jan-jul/2019 foram importadas 557 unidades de equipamentos, mantendo os patamares de 2016 e 2017. Com exceção de 2018, que despontou com uma importação expressiva (1.082 unidades), os demais anos se mantiveram no mesmo nível no período de jan-jul.
CONCLUSÕES e DICAS IMPORTANTES
Isso não significa que como empresário, você deva sair cantando pneu e sair na frente investindo em máquinas e equipamentos importados ou fazendo financiamento de máquinas junto ao seu banco.
No entanto, para você não ser um retardatário e deixar de aproveitar as oportunidades que venham a surgir com uma possível retomada da economia, mantenha-se antenado. Uma das formas mais simples de fazer isso é participar de eventos e feiras ou de associações como a ABIMEI (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPORTADORES DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS). Onde o empresariado e seus pares estão reunidos é possível acompanhar as tendências e se preparar para a retomada da economia e programar os investimentos.
Outro fator importante é dialogar constantemente com fornecedores e distribuidores de equipamentos industriais da sua confiança para se manter antenado com as tendências e novas tecnologias, além de saber as condições gerais de máquinas e equipamentos industriais.
OPÇÃO DE FINANCIAMENTO
Finalmente, não deixe de pesquisar as opções de financiamento de máquinas e equipamentos, com especial atenção para o Leasing, uma modalidade de financiamento de máquina, também conhecido como arrendamento mercantil.
Dentre suas principais características está o fato de permitir o financiamento para compra de máquinas e equipamentos por prazos mais longos, como 36, 48 ou mesmo 60 meses e utilizar na maioria dos casos apenas a máquina como garantia da operação, além de permitir financiar peças, assessórios, instalação, serviços técnicos e impostos.
Como ideia geral as taxas variam entre 1,30% am até 3% am. Por isso, vale a pena pesquisar, pois pode representar uma economia de até 30% sobre uma modalidade de financiamento tradicional como Capital de Giro.
Para ter uma ideia das condições nesta modalidade de financiamento, preparamos o Simulador abaixo para você saber como ficariam as parcelas em uma operação de Leasing.
Em caso de dúvidas, escreva-nos: financiamento@targetbsolutions.com.br
Ou se preferir: WhatsApp (11) 98307-1872
IMPORTANTE:
1.Esta simulação é destinada apenas a EMPRESAS com faturamento acima de R$ 4 Milhões / ano e valor total do equipamento acima de R$ 100 Mil (contanto impostos, instalações e peças).
2.Você deverá informar para esta simulação o CNPJ, nome da sua empresa, o modelo da máquina e o valor da maquina em Reais
.
.