Sexta, 02 June 2017 17:17
IMPORTADOR: COMO SE PROTEGER DESTA ALTA DO DÓLAR ? Destaque
tamanho da fonte Imprimir E-mail Seja o primeiro a comentar!
IMPORTADOR: COMO SE PROTEGER DESTA ALTA DO DÓLAR ?
DOLAR
Nossa experiência ao longo de mais de 20 anos no mercado financeiro e um levantamento feito junto a nossos clientes importadores, identificamos DUAS NOVAS PRÁTICAS muito importantes na hora de se proteger das oscilações do mercado de câmbio.
1ª PRÁTICA: IMPORTAÇÃO DIRETA EM REAIS: uma ótima forma de comprar do exterior sem sofrer com a oscilação do dólar !
oceanic cargo ship global distribution1
Existe uma alternativa muito interessante para empresas importadoras, que faturam acima de R$100 Milhões / ano, que é a importação direta em reais. Assim, a empresa importadora no Brasil é financiada no exterior podendo fazer suas compras de mercadorias já direto em Reais, não ficando exposta aos efeitos da variação cambial. Ou seja, consegue garantir suas margens ao longo do período da operação.
Adicionalmente, nesta modalidade de operação (importação direta em reais), além de ser mais barata, as empresas importadoras ainda contam com as seguintes vantagens:
NÃO INCIDÊNCIA DE IOF: por ser uma operação mercantil (e, portanto, não financeira), não tem a incidência do IOF, que é um custo enorme de 1,88% (cerca de 0,38% flat + 1,5% ano)
NÃO ALOCA RECEBÍVEIS COMO GARANTIA: esta modalidade de operação é feita no exterior e tem a garantia de uma seguradora de crédito. Isso evita que a empresa importadora tenha de alocar recebíveis como garantia desta operação. Com isso, seus recebíveis ficam “livres” para outros empréstimos locais.
NÃO AFETA “RISCO BACEN”: todos os empréstimos que as empresas tomam no Brasil junto a bancos locais devem ser registrados no Banco Central (BACEN), o que afeta seu balanço e diminui a capacidade das empresas tomarem novos empréstimos. Com esta modalidade de importação em reais, isso não acontece, por ser uma operação mercantil (de compra e venda de mercadoria).
IMPORTANTE: esta mondalidade de financiamento só está disponível para empresas com faturamento acima de R$ 100 Milhões / ano e não é oferecida pelos bancos no Brasil no formato acima.
2ª PRÁTICA: MONITORAMENTO DO MERCADO DE CAMBIO: Informação no tempo certo para tomada de decisão.
Uma boa alternativa para acompanhar o mercado de cambio, é ter algum tipo de ferramenta / sistema que faça este monitoramento automático do mercado e avise quando o dólar atingir a cotação desejada. Felizmente, já existe no mercado uma ferramenta gratuita para isso: o RADAR CAMBIAL.
O RADAR CAMBIAL é um serviço gratuito que monitora o mercado de cambio para sua empresa, com destaque para as principais moedas. Assim que a cotação da moeda estrangeira atingir no mercado o patamar desejado por você, o sistema encaminha automaticamente um SMS e um email, informando esta condição, direto no seu celular.
Com este novo serviço, você não vai precisar mais ficar de olho o tempo todo no mercado e será avisado assim que a taxa atingir a cotação desejada.
Para utilizar este serviço, basta se cadastrar no site
www.radarcambial.com.br
Veja também o vídeo de como funciona este novo serviço:
https://www.youtube.com/watch?v=N4Zcxk-bmSg
Se quiser saber mais sobre estas novas práticas e como aplicá-las na sua empresa, escreva-nos:
Email: francisco.cruz@targetbsolutions.com.br.
.