O atual sonho grande dos escritórios de Agentes Autônomos de Investimento (AAIs) é ofertar crédito e câmbio para seus clientes, além da tradicional família de investimentos. Com isso, eles esperam diversificar suas fontes de receita e atender um gap crescente no mercado financeiro deixado pelos grandes bancos e que as Fintechs e bancos médios e gestoras ainda não estão preparados para atender de maneira plena e nem todos os perfis de clientes que demandam crédito e câmbio.
Mas como fazer isso sem uma tradicional área de produtos bancários em suas fileiras ou mesmo profissionais com este background em suas equipes?
Uma alternativa é ir a mercado e comprar a peso de ouro profissionais com esse conhecimento, mas que já estão muito bem nos bancos tradicionais, fazendo a gestão das suas carteiras PJ.
No entanto, mesmo estes profissionais trazem este conhecimento para si e não seriam naturalmente bons multiplicadores. Portanto, seria um se destacando no escritório e os demais assessores sem o devido suporte.
Outra alternativa seria montar uma área completa para isso. O que normalmente chamam de Mesa de Crédito. Naturalmente, poucos escritórios teriam esse recurso em caixa para tal investimento. Continuaria sendo um privilégio para poucos.
Por fim, podem contratar uma consultoria ou fazer parcerias com assessorias com este fim. Isso exigiria ter de ceder parte das suas receitas geradas para estas parcerias, para garantir o compartilhamento adequado e todo o suporte necessário, mas ainda assim, a equipe como um todo ainda não teria acesso a este conhecimento.
Sem contar que estes escritórios de AAIs na sua maioria não contam com um portfólio de crédito além do crédito colateralizado que tem uma série de limitações e não atende plenamente seus clientes.
Parece então que vai demorar um pouco para que os escritórios de AAIs tenham uma oferta de crédito mais ampla para seus clientes PJ ou PF, ficando difícil se posicionar como um provedor com um portfólio “full bank”.
O caminho mais natural é investir em parcerias e ir assimilando este conhecimento aos poucos, pois custa e não é possível acelerar a experiência e o traquejo que só o tempo cunhou.
Como está a oferta de crédito e câmbio para seus clientes PJ no seu escritório de agentes autônomos de investimento (AAIs) ?
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.