O que todos temiam nestes tempos de pandemia aconteceu: queda no PIB e da atividade econômica em geral.
No entanto, uma outra queda nos chama a atenção.
A queda da inadimplência nas operações de crédito
Segundo dados do BACEN a inadimplência total nas operações de crédito (PF e PJ), após um aumento expressivo em abril e maio, caiu para 3,68% em jun/20.
Nas operações de crédito PF, em junho a inadimplência ficou em 5,25%.
Já nas operações de crédito para empresas a inadimplência caiu para 1,96% (vide gráfico).
Apesar da boa notícia, que é conjuntural (o sistema como todo teve uma queda), os empresários devem ficar atentos nos próximos meses para um possível aumentos dos atrasos nos pagamentos e, certamente, um possível aumento na inadimplência dos seus clientes.
Um dos grandes aprendizados para as empresas certamente é o processo de “digitalização” dos negócios.
Do dia para a noite, negócios tradicionais que não teriam tanta pressa em se “digitalizar”, se viram forçados a agilizar este processo, pois seus clientes não tinham mais acesso às suas lojas físicas para realizar suas compras.
Aceleração Digital
Não só o processo de atendimento, mas todo o relacionamento com os clientes (compra, entrega, devolução etc.) teve de subir para uma plataforma digital para que as vendas não despencassem ainda mais em todos os segmentos da economia.
Isso ficou evidente em setores como o de supermercados onde as vendas on-line superaram em mais de 450% o volume de vendas antes da pandemia, segundo dados do levantamento feito pela ABCOMM (Associação Brasileira de E-Commerce) e a Konduto que fizeram um estudo sobre as vendas online no Brasil desde o início da pandemia do Coronavirus.
Para este estudo foram considerados apenas vendas on-line de produtos físicos (não foram incluídos dados de serviços, como viagens e turismo ou aplicativos de entregas, por exemplo).
Quando foram comparados os números de pedidos do período pré-pandemia com a semana de 07 a 20/jun de 16 categorias de produtos, como artigos esportivos, brinquedos, moda e supermercados, por exemplo, notamos que algumas destas categorias tiverem neste último período uma variação positiva de mais de 100% e, no caso dos supermercados, as vendas on-line chegaram a 457,2% acima do número de pedidos do período antes da pandemia.
Cobrança online
Certamente, encontrar clientes, novos leads ou vender para os seus clientes atuais é uma parte muito importante do processo de sobrevivência dos negócios neste momento de pandemia.
No entanto, não adianta vender e não cobrar.
Em muitos casos o processo de venda se estruturando e a empresa não tendo um processo organizado de cobrança dos seus clientes, isso pode gerar um problema muito maior para empresa, estimulando a inadimplência e, em alguns casos, até levar a perda de clientes, pois podem causar ruídos no pós venda e a um processo de desgaste causado pela cobrança inadequada e desorganizada.
Para evitar isso, que suas vendas se tornem um problema na hora de cobrar, muitas empresas aproveitaram e investiram em sistemas e processos digitais de cobrança.
Para uma gestão completa e simplificada do seu contas a receber e não ter surpresas na hora de receber dos seus clientes, muitas empresas investiram em um sistema completo, com conciliação automática, demonstrativos, relatórios de fluxo de caixa e gráficos de resultados, avisos automáticos por e-mail e WhatsApp de próximos vencimentos e de pagamentos pendentes .
Em algumas destas soluções, não há a chamada tarifa de registro, alteração ou cancelamento. Também não há a necessidade de troca de arquivos com seu banco.
A presenta de relatórios online de fácil consulta, rápida e com acesso de onde desejar.
Tudo para facilitar a vida do empresário.
Pense nisso na próxima vez que fizer uma venda. Pergunte a si mesmo, quanto tempo e recursos minha empresa está dedicando para receber cada real que vendemos?
Será que eu não preciso implantar na minha empresa uma cobrança online ?
Bons negócios!
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