Com a chegada do Open Banking no mercado brasileiro, muitas
empresas se perguntam qual o impacto desta nova realidade no dia a dia da sua
empresa e dos seus negócios ?
O Open Banking é uma agenda do Banco Central do Brasil
(BACEN) que tem como objetivo permitir o compartilhamento de dados, mediante
autorização dos clientes, entre as diversas instituições autorizadas e
fiscalizadas pelo BACEN e que participam do Open Banking.
Antes, quando sua empresa decidia mudar de banco e começar
um relacionamento com uma nova instituição, todo o seu histórico ficava para
trás. Era como se “ninguém mais conhecesse o perfil da sua empresa e
necessidades”. Como em um vídeo-game, era como se voltasse para a “FASE Zero”
do jogo. Precisava acumular novos “pontos” para ter benefícios e condições
melhores.
MAIOR ACESSO AO CRÉDITO
Agora com o Open Banking
sua empresa passa a ter diversas vantagens, sem precisar mudar de banco.
Basta autorizar que outras instituições, além do seu banco atual, acesse seus
dados e histórico de relacionamento bancário. Tudo de forma segura e
fiscalizada pelo BACEN. Com isso, sua empresa, por exemplo, terá acesso a
ofertas de crédito mais competitivas, dado a maior concorrência entre os
bancos.
MENOR RISCO
Uma segunda vantagem que sua empresa poderá
ter é a redução de risco nas vendas para seus clientes. Com a autorização dos
seus clientes e via APIs fornecidas pelo sistema financeiro fiscalizado pelo
BACEN, sua empresa poderá ter acesso aos dados bancários do seu cliente na hora
de fechar uma venda. Isso permitirá uma melhor análise do perfil de crédito do
seu cliente e um menor risco nas vendas da sua empresa.
NOVAS FONTES DE RECEITA
Uma terceira vantagem é a possibilidade de sua
empresa gerar novos negócios e receita com a distribuição de serviços bancários,
como linhas de crédito, seguros, investimentos, consórcio etc. Com o Open
Banking empresas de diversos segmentos poderão ofertar serviços bancários a
seus clientes ou a prospects, diversificando suas fontes de receita, indo além
da venda do seu produto ou serviço atual.
Por exemplo, isso é o que está acontecendo com grandes
magazines que além de produtos de consumo, passam a ofertar aos seus clientes
até mesmo investimentos, crédito, consórcio etc.
Essa nova fronteira de possibilidades para as empresas está
sendo escancarada com a chegada do Open Banking. Seja para ter mais vantagens
com ofertas de linha de crédito mais competitivas. Ou fazer uma venda mais
segura e com menor risco ou até mesmo, diversificar suas fontes de receita
incorporando a distribuição de produtos bancários para seus clientes.
O mercado financeiro e de negócios não será mais o mesmo
após a implantação do Open Banking. E sua empresa só tem a ganhar!!!
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