A retomada das novas concessões de crédito para empresas (recursos livres) em jun/20 foi puxada pela modalidade de crédito baseada em recebíveis de cartão (linha cinza no Gráfico), de acordo com os dados do BACEN.
Isso não chega a ser um alívio ou motivo para soltarmos rojões, mas o que importa é a tendência de retomada do crédito para empresas, mínima que seja.
Muitos dirão que isso é só para inglês ver, pois os recursos não estão chegando a quem precisa. Existe uma frase corrente no mercado financeiro, que os bancos só dão crédito para quem não precisa.
Isso tem seu fundo de verdade, mas os dados estão aí, refletidos nos números do BACEN de novas concessões de crédito para empresas publicados em jun/20.
Como publicado neste Blog no dia 06/jul/20, a maior parte deste crédito para empresas que o governo anuncia foi para as grandes corporações, pouco chegando às MPMes.
No entanto, não podemos ser pessimistas, pois devemos nos movimentar de corpo, mente e atitude no sentido de superarmos esta crise.
Os números estão aí: a retomada do crédito para empresas está em curso.
O crédito com garantia de recebíveis de cartão é uma modalidade que pode, em tempos de bonança e vendas no varejo em alta, dar um bom fôlego para o caixa das empresas.
Supermercados, lojas em geral e as demais com bom volume de vendas baseadas no cartão, podem contar com esta modalidade de crédito para reforçar o caixa no dia a dia.
E parece que nestes tempos de pandemia também, pois esta pequena retomada das concessões de crédito para empresas (recursos livres) como mostram os números de jun/20 foi baseada em concessões com garantias de recebíveis no cartão.
Se sua empresa conta com vendas neste formato, onde seu público utiliza como formas de pagamento o cartão de crédito ou de débito, fique atento, pois existe uma grande disponibilidade de recursos neste formato, onde diferentes players como bancos tradicionais ou fintechs levam até às empresas uma boa oferta de recursos.
Tudo pela internet
Em muitos casos, sua empresa consegue resolver tudo pela internet, desde a pré-análise à formalização da operação, bastando para isso apenas conectar suas maquininhas ao sistema do banco ou fintech.
Nesta correria do dia a dia, os empresários tendo de focar em buscar alternativas para superar a crise, contar com esta facilidade de não ter de ir ao banco ou mesmo ligar para o seu gerente, resolvendo tudo por um link, já é uma grande vantagem.
Duas modalidades
Mas mesmo neste caso de crédito com garantia de recebíveis o empresário deve ficar atento.
Existem duas modalidades bem distintas deste tipo de crédito.
A primeira delas é conhecida como antecipação de recebíveis de cartão.
Nada mais é do que a prática onde sua empresa antecipa o valor das parcelas de vendas realizadas em cartão de crédito que só receberia futuramente. É simples: sua empresa recebe hoje, o que receberia só no futuro, mas naturalmente, há uma taxa de juros embutida neste processo.
Por exemplo: se sua empresa tem R$ 1 Mil para receber daqui a 3 meses, nesta modalidade de crédito, o banco lhe antecipa hoje R$ 900 (hipotético) e você já pode contar com estes recursos no seu caixa (mas no futuro, não terá os recursos disponíveis, pois já os antecipou).
Ainda neste caso, sua empresa estará atrelada a uma determinada “maquininha”. Quem já não viu na televisão a famosa “guerra das maquininhas” , onde este ou aquele banco “digital” anuncia que tem isenção e a maquininha sai “de graça”.
Se seu estabelecimento tem mais de uma maquininha, terá de contratar (se disponível) com cada fornecedor diferente de crédito, com seus processos e cadastros / documentos distintos.
E, neste caso, tomam aquilo que é mais precioso no seu dia a dia, o seu tempo, com diversos processos diferentes.
A outra modalidade de crédito com garantia de recebíveis é onde sua empresa recebe um capital de giro hoje e passa a pagar parcelas de forma flexível (%) de acordo com seu recebimento diário.
Como grande vantagem desta modalidade, sua empresa recebe um recurso novo e ainda poderá contar com os recursos de suas vendas no futuro.
Outro fator importante, nesta modalidade, você fará um único cadastro da sua empresa e poderá contratar o crédito com base no volume de vendas das suas principais maquininhas.
É muito simples, você conecta suas principais maquininhas e em no máximo 5 minutos já tem um crédito pré-aprovado, na sua tela, sem precisar ir ao banco.
Sua empresa tem a liberdade de trabalhar com a conta do seu banco atual e a maquininha que já possui.
Não precisa trocar ou adquirir uma nova.
Com esta modalidade, sua empresa tem os recursos que precisa, de forma descomplicada, 100% digital.
E o melhor, parcelas flexíveis que acompanham a sazonalidade do seu negócio.
Se desejar fazer um teste sem compromisso e conhecer esta modalidade de crédito, conecte sua maquininha e descubra seu limite pré-aprovado.
Bons negócios!..